A Somaterapia, enquanto um processo terapêutico libertário, investe na análise e no debate sobre temas atuais e suas implicações nos diversos campos das sociabilidades e do comportamento individual.
Neste sentido, estamos promovendo estas “Conversações Libertárias” com o propósito de debater questões que nos afetam, sob a analítica anarquista. Para estes encontros, convidamos cúmplices que, na elaboração cotidiana de suas vidas, nos ajudam a pensar sobre nosso comportamento, e nossas interações sociais e políticas.
Neste encontro, debatemos a institucionalização do movimento LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, que nos últimos anos levaram este movimento a estabelecer um vínculo com o Estado. Após inúmeras reivindicações e lutas, o movimento LGBT – também chamado de “população LGBT” – foi convocado a participar no esquadrinhamento dos seus problemas específicos, para que o Estado pudesse implementar e gestar as políticas de identidade. Revestidos na sigla LGBT, as resistências e singularidades do próprio movimento gay que se refletiu na sociedade encontra-se reconfigurado em reivindicações de cidadanias, direitos e punições.